top of page

5 dicas para contratar um Provedor de Link Dedicado

Atualizado: 22 de fev. de 2022

Quando uma empresa precisa contratar serviços de conexão dedicada com a internet,é natural que surja uma infinidade de dúvidas, pois são diversos os fatores a se analisar nesse momento já que, nesses tempos, o acesso à rede é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, e escolher um provedor com qualidade de conexão duvidosa, pode colocar sua empresa em uma péssima situação.


Hoje, quando se fala de alta qualidade de acesso à internet, a grande referência é o link dedicado ou Ip dedicado. Porém, embora boa parte dos provedores de link dedicado garantem a estabilidade e velocidade contratada em seus portfólios e propagandas de vendas. Deve-se ficar atento a tais propostas e verificar os principais fundamentos que realmente garantem a performance e qualidade do serviço.


Segue abaixo 6 pontos chaves, que tornarão muito mais assertiva a decisão de qual empresa contratar para o fornecimento do link dedicado:


  • 1º – Infraestrutura 100% Própria

Isso significa que a empresa provedora do link dedicado, tem controle total de todos os processos e integridade dos elementos físico que constituem o funcionamento do link dedicado. Alimentação elétrica, servidores,torres de transmissão, centro de operações de rede (NOC), sistema de monitoramento dos enlaces e contingente técnico especializado, são alguns pontos de importância que devem ser verificados na contratação do link.


Se possível, faça uma visita ao centro de operações da empresa provedora do link dedicado que você pretende contratar, pergunte como é feito o monitoramento dos enlaces e as ações proativas caso haja algum problema técnico. Verifique também, se o provedor terceiriza algum processo.


  • 2º – Experiência em projetos de link dedicado e redes corporativas

Esse é o ponto de maior importância! O setor de telecomunicações é muito complexo e exige expertise em diversas áreas como: Tecnologia, logística e suporte. Demanda profissionais qualificados em todas as áreas, investimento e muito conhecimento técnico. Normalmente empresas que atuam a muitos anos no nicho de redes corporativas e acompanharam as evoluções tecnológicas, já erraram bastante e possuem seus processos e fluxogramas colocados a prova.


É claro que sempre haverá exceções, diferentemente do nicho de “banda larga”, quando se trata de redes corporativas a exigência de qualidade é intrínseca. Pois as consequências negativas de um serviço de baixa qualidade é inaceitável, pois trazem prejuízos diretos aos usuários. Então as empresas provedoras de redes corporativas ou link dedicado, devem estar alinhadas com o propósito de garantir que seus clientes tenham uma conexão constante e segura com a internet.


  • 3º – Sistema de monitoramento dos enlaces

Verifique se seu potencial provedor de link dedicado, possui algum tipo de monitoramento interno dos enlaces. Esses sistemas são desenvolvidos exclusivamente para cada tipo de rede e só é possível se o provedor possuir infraestrutura 100% própria. O sistema tem como objetivo geral, identificar e neutralizar anomalias na rede. É de grande importância o provedor possuir um sistema eficiente e proativo, com profissionais capacitados para se garantir a disponibilidade do link contratado.


  • 4º – Rede redundante e ASN próprio

Esse ponto faz parte da infraestrutura do provedor. Rede redundante significa que a rede tem capacidade, mais que o suficiente de oferecer os serviços requeridos pelo contratante. A fim de prevenir eventuais falhas e apresentar alternativas que evitem que estas acarretem maiores prejuízos, constituídos por uma série de ações e procedimentos que visam soluções e dispositivos de recuperação relacionados com essas falhas.


ASN próprio significa que o provedor do link tem acesso autônomo a rede de internet podendo ter contingencia de conexão com diversas operadoras e até com a internet Exchange (IX’s) e inclusive ter invulnerabilidade em caso de queda de uma delas. Possibilita também a utilização de IPs fixo.


  • 6º – Suporte dedicado e proativo

Por mais competente que seja o provedor do serviço de link dedicado, será sempre suscetível a eventuais falhas. Verifique se o provedor de sua escolha possui centro de operações de rede próprio, o tempo de resposta do SLA e disponibilidade de suporte móvel de pronto atendimento. Assim como o link, o suporte também deve ser dedicado.


 

Pretende contratar um link dedicado de qualidade? Entre em contato e fale com um consultor especialista. Solicito um Contato



494 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page